segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Revisando o motor de arranque do Fusca e derivados

Para que se curta ao máximo um carro clássico algumas etapas são obrigatórias de modo que a diversão seja plena, o primeiro deles sem dúvida é pegar a chave e dar a partida. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil se o componente responsável por girar o motor, que é o motor de arranque, não funciona direito. Para que você, dono de um carro clássico, não passe por esse dissabor em hipótese alguma, o post de hoje irá lhe ensinar por meio de cinco vídeos como você pode revisar em casa o motor de arranque do seu Fusquinha ou derivado de modo que a partida fique muito mais fácil. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Os botões de curtir e seguir estão aqui a sua direita, bem rápidos e fáceis. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todo mundo tem hoje em dia. Além disso, a sua direita também há um botão para que você possa se inscrever em meu canal do Youtube, onde muitas novidades aparecerão em um futuro muito breve para somar com alguns vídeos que lá já existem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado aqui para todos aqueles que, assim como eu, são apaixonados pelo fantástico mundo do antigomobilismo com admiração pelo incrível universo dos Volkswagen refrigerados a ar.
Há algum tempo atrás eu escrevi dois posts aqui no blog com a mesma pegada que já ajudaram bastante gente. Um deles era sobre a revisão do dínamo do Fusca, e outro mostrando como poderia ser feita a revisão em um alternador. Hoje a ideia é mostrar mais uma manutenção em um componente elétrico, simples, barato de se revisar com um acionamento totalmente mecânico, mostrando uma verdadeira obra prima da engenharia.
Os vídeos que vocês veem ao final do post vem lá do canal do Tonella. Falar do canal do Tonella é realmente "chover no molhado", visto a alta qualidade do trabalho dele que vem de muitos aos ajudando todos aqueles que querem revisar seus VW em casa. Nessa série de vídeos, o Tonella mostra toda a revisão do motor de arranque de seu Fusca vermelho com a troca das escovas, porta-escovas, limpeza das peças além da montagem e desmontagem completa do conjunto. Esses motores de arranque mais antigos (como o do Fusca e de outros carros da mesma época) são bem bacanas de se revisar dada a simplicidade do conjunto. Eu já desmontei e montei alguns na faculdade (acreditem, depois do serviço eles funcionaram) e sem dúvidas os antigos são os mais simples. Logicamente hoje nós temos motores de arranque com mais torque e velocidade, mas o do Fusca bem revisado em nada perde. Um dos maiores "pulos de gato" de toda essa série de vídeos foi a dica que o Tonella deu da utilização do termoretrátil nas malhas das escovas. Essa é a melhor maneira de se evitar um curto naquela região do motor de arranque.
A aula dispensa quaisquer outros comentários.
Veja:










3 comentários:

  1. Show, mas será que essas peças do motor de arranque se acha fácil nas autopeças??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, componentes de motor de arranque são fáceis de achar, ainda mais do Fusca. A grande maioria dessas peças ainda são fabricadas pela Bosch para a grande maioria dos modelos. E ainda há a possibilidade de comprar escovas pela medida em lojas de material elétrico.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!