Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 3 de março de 2017

Regulagem de válvulas no motor VW a ar

Com certeza esse post pode te ajudar de alguma maneira se a tua ideia é proceder uma regulagem de válvulas ou até mesmo uma regulagem geral no seu clássico VW a ar. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que sempre há um post novo todos os dias. Para seguir o blog é necessária apenas uma conta do Google, coisa que todos tem. Clicando nesses botões e dando essa forcinha, você está prestigiando o blog de uma das melhores maneiras possíveis para que ele continue crescendo e mais pessoas possam conhecer todo o conteúdo que é postado por aqui diariamente.
Toda pessoa que é antigomobilista nata e que possui um carro clássico sempre tem uma preocupação que é absurdamente válida: Ter seu carro com a manutenção 100% em dia. Por esse motivo, os donos de antigos sempre estão procurando alguma coisa que possa ser corrigida ou até mesmo melhorada de alguma maneira para que o funcionamento de seu clássico possa ser cada vez mais uniforme. Essa incessante busca pela perfeição em um carro clássico é muito bacana, visto que se "ocupa a cabeça" e existe uma certa diversão em torno de tudo isso. Como tudo na vida, essa busca sempre irá nos gerar um custo com peças e/ou mão de obra, mas a mecânica clássica nos reserva algo positivo dentro dessa pequena observação diante desse objetivo que é a possibilidade de fazer muitos serviços em casa e com poucas ferramentas. A mecânica VW a ar tem essa característica como uma de suas principais virtudes. Um dos procedimentos ao estilo "faça você mesmo" é o tema do post de hoje.
Quando nós falamos de regulagem de motores mais antigos, o procedimento mostrado hoje é, ao meu ver, o primeiro a ser feito. A regulagem de válvulas em um motor é muito importante, visto que é esse o procedimento que permitirá que a folga no acionamento das válvulas sempre seja o ideal, contribuindo para o bom funcionamento do motor. Regular as válvulas resumidamente é ajustar a folga entre o balancim (ou parafuso de regulagem, no caso do motor do Fusquinha) e a válvula. Essa distância que existe entre o parafuso e a válvula em seu acionamento é denominada folga de válvula. No caso do Fusca, a folga de válvula ideal é de 0,10 mm, tanto para admissão quanto para as válvulas de escapamento. Alguns motores tem valores diferentes para válvulas de admissão e escapamento, mas no motor boxer VW essa folga é igual.
Para se regular as válvulas são necessárias apenas uma chave de fenda, uma chave 13mm e um cálibre de lâminas. Uma das lâminas desse cálibre (nessa aplicação, a lâmina de 0,10) será o teu parâmetro para a regulagem de válvulas ideal. Essa folga deve ser conferida e ajustada no momento em que as válvulas estejam fechadas. Para você saber o momento certo, se oriente pelo distribuidor e vá regulando as válvulas dos cilindros que o rotor do distribuidor apontar.
É um procedimento simples e de baixo custo.
O vídeo que aparece ao final do post vem lá do canal do Leandro Coelho, que eu já disse nas vezes em que repliquei os materiais dele aqui o quanto admiro a didática e simplicidade nos seus vídeos. No vídeo de hoje, ele mostra a regulagem de válvulas feita no seu belíssimo Fusquinha. Durante os minutos, todo o procedimento é bem explicado e faz com que toda a descrição desse post fique mais clara. Para quem busca mais vídeos a respeito, o Tonella tem uma série de vídeos excelente sobre a regulagem de válvulas e da manutenção e limpeza dos eixos de balancins do Fusca.
Além disso, eu trago mais umas páginas do manual do Fusca 1965 (que já apareceu aqui em outros posts de mecânica) com as instruções de regulagem de válvulas.
Veja:





7 comentários:

  1. Show de bola o vídeo, aliás, graças a ele descobri a ordem de cilindros do Fusca (1 e 3 perto da parede corta fogo do motor e o 2 e 4 na frente do motor) a única dúvida que já perguntei para ele foi se a regulagem de válvulas precisa necessariamente ser feita na mesma ordem de ignição do Fusca.

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    1. Não, a regulagem de válvulas não tem uma ordem pré estabelecida, você pode fazer na ordem que lhe for melhor. O que ajuda na localização de cada cilindro são as latas do motor que vão em cima das camisas e fazem parte do sistema de refrigeração, visto que o número dos cilindros está marcado nelas.

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    2. Mais uma que eu não sabia, que o número dos cilindros estava marcado nas latas do motor.

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  2. Esse é a regularem tradicional.... Minha dúvida é que alguns proficionais regula de forma a alinhar o balanceiro 3 para regular o número 1 e alinha se o balanceiro 4 para o dóis..... Isso procede???? Obrigado pelo espaço

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    1. Cara, essa regulagem pode até funcionar, mas a tradicional é a mais precisa e que garante o melhor ajuste. Ou seja, regula-se o cilindro que o rotor do distribuidor está apontando. Obrigado pelo comentário!

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