quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Fusca 1969 1300 - Marcelo Dell Aquila

Esse poderia ser mais um post comum, como todos os outros que você acompanha por aqui. Esse poderia ser somente "mais um Fusca" sendo mostrado aqui no blog. Mas hoje essa página merecia um post especial.
20 de janeiro, dia nacional do nosso querido Fusca. Um clássico para muitos, um carro para alguns, meio de transporte para outros e com certeza um protagonista na vida de 99,9% dos brasileiros. O único carro que tem um dia só pra ele, que carrega junto de si muitas histórias, muitas vezes evidenciadas por marcas deixadas pelo tempo. O carro que junta milhões de amantes em todo o mundo, mas esse número nem chega perto diante da popularidade e simpatia que esse carrinho carrega.
O carro de HOJE, a ser mostrado no DIA NACIONAL DO FUSCA, é um belíssimo Fusca 1300 ano 1969, do Marcelo Dell Aquila. Aqui no blog, há um tempo, foi postado o antigo Fusca do Marcelo, verdinho e também muito charmoso, com muitas histórias envolvidas com o carro.
Este simpático Fusca foi comprado pelo Marcelo como mostram as primeiras fotos do post. Ele já estava em boas condições, precisava apenas de um dono cuidadoso e carinhoso. Mesmo assim, seu dono, que por sua vez é muito detalhista, optou por uma restauração completa, desmontando-o completamente e chegando a um resultado espetacular, em busca da total originalidade do veículo.
Revisão no motor, freios, suspensão, parte elétrica e diversos outros "setores" do Fusquinha foram devidamente revisados juntamente com uma restauração estrutural, visto que o veículo já era muito íntegro. A carroceria foi separada do chassi, foi feita uma funilaria e pintura muito criteriosa para que houvesse esse resultado excepcional.
Com o carro pronto, o Marcelo foi em busca da Placa Preta, juntamente com o Certificado de Originalidade e a conseguiu. Hoje mais um clássico se encontra restaurado e chamando muita atenção por onde desfila.
Preparem os babadores e protejam os teclados, pois vem aí um Fusca muito íntegro para você apreciar!



























Quero agradecer ao Marcelo por ter enviado as fotos!

Quer ver seu clássico aqui? Me mande um e-mail. 
 

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Regulando um Fusca 1965 com motor 1200

Essa série já foi veiculada no Youtube há algumas semanas, mas vale a pena postar.
Nestes três vídeos, o Tonella faz uma regulagem completa em um Fusca 1200, iniciando pelos freios e seguindo para a parte do motor, onde troca as mangueiras de combustível, faz a troca do carburador (28 PCI), o ajuste estático do ponto de ignição, uma troca de óleo e uma regulagem das válvulas.
Para quem não sabe, o motor 1200 tem a mesma "essência" de funcionamento de que seus irmãos maiores (1300, 1500, 1600 ou 1700), porém conta com algumas particularidades em relação aos motores mais novos, como a utilização de canos de metal ao invés de mangueiras para conduzir o combustível, leves mudanças no bloco, cilindros e cabeçotes, bomba de combustível diferente, e colocada também em lugar diferente, dentre outros. Todas essas mudanças estão muito bem explicadas em um comparativo no livro "Conheça seu Volkswagen" na edição de 1971. (Creio que em outras edições também tenha).
Assista aos vídeos e conheça melhor essa comportada e simpática mecânica! 

 

                                                                                            

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Vídeo: 9º Encontro VolksFriends

Um detalhe muito bacana de se ter ou curtir um carro antigo é sempre estar ciente de que existe muita gente que compartilha da mesma paixão, e melhor que isso, é a existência de encontros de antigos, onde se constroem muitas amizades.
O vídeo abaixo mostra como foi o VolksFriends, já tradicional encontro feito em Pomerode/SC, em sua nona edição, que ocorreu em dezembro de 2015.
O que mais encanta é a diversidade de carros e a união do pessoal que participou do evento. Veja:



Este evento foi magnificamente filmado pela GREGfilms, que não perdeu nenhum momento do evento das lentes de suas câmeras.
Pena que eventos como esses passam tão rápidos que a gente nem vê, mas felizmente tem outros, o de 2016 já está marcado. Veja o cartaz:


E ainda vai ser no meu aniversário...hahaha 
Não perca a oportunidade de levar seu antigo pra lá!
Para se informar mais, acesse os links e converse com quem está por dentro do evento:

Não perca a oportunidade, só acontece uma vez por ano! 
 

Fusca 1974 1500 - Cesar Santos

Antes de mais nada, este é o primeiro post de 2016, então quero desejar a todos os amigos que acessam um ótimo ano em todos os sentidos, mas principalmente com nossos clássicos!
E para abrir esse maravilhoso ano que se inicia, nada mais que um carro de muita personalidade, montado com muito critério e que chama a atenção por onde passa. Este simpático Fusquinha 1974 vermelho pertence ao Cesar Santos, que me enviou um e-mail pedindo para que o carro dele fosse postado.
Quando o Cesar adquiriu esse Fusquinha, ele estava bem diferente do que as fotos mostram hoje, ele tinha mais detalhes originais, o que não era necessariamente o foco do projeto do Cesar. Assim que comprou o Fusquinha, ele já começou a fazer a intervenção que julgava necessária: Fez toda a pintura, trocou todo o chicote elétrico (hoje em dia é muito mais viável comprar pronto do que pedir para que alguém monte um chicote pra você), instalou bancos de Corsa, revestidos em couro, fez um isolamento térmico em todo o interior do carro, e ainda ficou como meta a instalação de uma suspensão a ar.
Esse carro atende ao gosto do Cesar e com certeza isso é o mais importante. Ainda para embelezar o carro, ele montou um jogo de rodas BRW com pneus 205/40 R17.
Preparem os babadores e protejam os teclados, pois o ano está começando com Fusca bonito sendo postado!










Quero agradecer ao Cesar por enviar as fotos!

Quer ver seu carro aqui no blog? Me mande um e-mail.