sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O tradicional "assobio" do escapamento original do Fusca

Antes de começar a ler esse post, prepare-se para ouvir belíssimos roncos de motores VW a ar, com certeza é um mais bonito que o outro. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like bacana na página do Facebook e de seguir o blog também. Desta maneira, você fica sabendo de tudo o que rola aqui no blog, visto que tem post novo todos os dias.Com certeza essa é uma das melhores maneiras de você prestigiar o blog juntamente com a sua visita, que é sempre muito importante.
É sempre muito gostoso escrever algum post que englobe mecânica aqui. Todas as vezes que consigo postar alguma coisa bacana que seja voltada a manutenção, modificações, tutoriais e outras coisas do gênero, sempre o faço. A vantagem da mecânica VW a ar é que ela nos permite fazer várias modificações, serviços e outras "artes" que deixam o funcionamento e desempenho do motor ao nosso gosto. O post de hoje trata, mais uma vez, sobre escapamentos, mas dessa vez não é exatamente sobre um escapamento em si, mas sim sobre um acessório para os escapamentos: As ponteiras.
Já faz algum tempo que eu venho escrevendo algo sobre escapamentos. O primeiro post que eu fiz foi sobre o escapamento de inox EMPI GT, onde eu trouxe um vídeo de instalação do conjunto assim como o seu resultado. Após isso, escrevi sobre o escapamento 4x2, o "Capetinha", onde tinha um comparativo entre os modelos e os roncos que poderiam ser obtidos. Algum tempo depois, escrevi um que tratava sobre o escapamento do Puma, exatamente com a mesma pegada, que mostrava o resultado do escapamento em várias configurações diferentes.
Em todos esses posts, muito provavelmente eu disse que gosto do escapamentos dimensionados e tudo mais, mas a minha paixão é realmente pelo escapamento original do Fusca, principalmente pelo ronco que ele gera. É sabido por mim e por boa parte das pessoas que o escapamento original do Fusca é bastante restritivo, ou seja, seu carro pode andar muito melhor com qualquer escapamento dimensionado. No entanto, o ronco do escapamento original me encanta, principalmente com as ponteiras finas que trazem aquele "assobio" ao se acelerar. Nesse post, eu quero mostrar para vocês o resultado das ponteiras finas (muito similares às originais) no escapamento original do Fusca, o que gera o assobio.
O "assobio" é provocado pelas ponteiras de escapamento. O escapamento com abafador trata de diminuir o volume do barulho do motor assim como restringir parte dos gases resultantes da queima do combustível. Procurando na internet, eu achei algumas ponteiras que são voltadas para fazer esse assobio, bem fininhas como as originais de época. Pelo que vi, elas são fabricadas pela Aman, mas eu acredito que outras empresas também as fabriquem. Inclusive eu vi essas ponteiras a venda no Mercado Livre nas configurações de ponteiras longas ou curtas.
Para que você tenha um ronco como esse no seu Fusquinha, basta ter o motor bem regulado, um escapamento originais e ponteiras equivalentes a essas que aparecem nos vídeos que estão ao final do post. Eu particularmente sou um apaixonado por esse ronco e seria capaz de assistir esses vídeo inúmeras vezes.
Veja:









4 comentários:

  1. Tinha um vídeo de um Fusca gringo no You Tube que ele assobiava mesmo sem acelerar, em marcha lenta mesmo o escapamento assobiava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca assisti a esse vídeo, mas com certeza deve ter algo diferente nas ponteiras...

      Excluir
    2. Pena que eu não lembro o título dele, senão eu postava o link aqui.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!