Ignição eletrônica no distribuidor original

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Fusca 1983 do Arthur: Esportividade e elegância em um único carro

Não, eu não estou exagerando no título desse post. Assim que você ver as fotos, vai entender o porque que elogio tanto esse carro. Se você já está me dando a honra da visita, não deixe de dar aquele like básico na página do Facebook e de seguir o blog também, tudo aqui a sua direita.
Durante esses quase 500 posts que já estão escritos aqui no blog, aos poucos eu fui tendo a oportunidade de mostrar carros diferentes ou até mesmo raros de serem vistos. Da linha VW, eu praticamente já consegui fotografar quase toda a linha, como Fuscas (muitos), Brasílias, Kombis, Variant, VW 1600 (Ou Zé do Caixão), SP2, TL, Pumas, MP Lafer e muitos outros carros, além daqueles que não compõem o universo AirCooled, como os DKW, Simca, Pontiac, e até o raro Dacon Nick, que apareceu aqui em 2012. No entanto, além da raridade dos modelos, muitos carros carregam consigo alguma motorização ou outra característica que é rara de se ver presente em um exemplar, algumas vezes, esse opcional de época torna-se uma peculiaridade até mesmo pela rejeição dos consumidores de um modelo.
Pois bem, esse belíssimo Fusca 1983 pertence ao Arthur. Ele me contatou há algumas semanas atrás para que eu pudesse postar o carro dele e, além de ser um carro muito bonito na estética, me chamou a atenção por aquilo que vi abaixo da tampa do motor. Esse Fusca é 1300 movido à àlcool. Nos anos 80 o uso do álcool como combustível nos carros veio a tona e quase todos os modelos aderiram após o percursor Fiat 147. Com a VW não foi diferente: A grande maioria dos primeiros Gol BX eram movidos à álcool e foi uma ideia que, naquela época, deu muito certo. No entanto, a VW não conseguiu acertar o motor boxer movido a etanol com uma carburação simples, desta feita, os Fuscas 1300 à álcool carregam consigo a peculiaridade de ser o único motor 1300 original com dupla carburação. Após isso, houveram alguns Fuscas 1600 também movidos à etanol com a mesma carburação.
Em virtude de naquela época acertar uma dupla carburação não era uma habilidade que todos os mecânicos tinham, muitos desses Fuscas foram convertidos em algum momento da sua vida para gasolina, e muitas vezes com carburação simples. Este carro do Arthur foi um "sobrevivente" desta era e conserva a sua motorização com muito fôlego. Este carro foi encontrado pelo Arthur há dois anos parado em um condomínio e, após a aquisição, ele começou a restauração do carro. A tapeçaria foi toda feita (e com muito capricho, diga-se de passagem) assim como outros detalhes. A vantagem é que ele pegou um carro muito íntegro, como mostram as fotos de antes da restauração.
Além disso, o motor 1300 hoje conta com um escapamento 4x2 (vulgo "Capetinha") sem abafador, além de um jogo de rodas Fuchs aro 17.
Preparem os babadores e protejam os teclados, pois tem Fusca bonito chegando!























Quero agradecer ao Arthur por mandar as fotos!
Quer ver seu carro aqui no blog? Me mande um e-mail. 

5 comentários:

  1. Primeiramente é uma honra ter meu carro em sua página, agradeço o carinho e toda sua atenção comigo! Tenho certeza que faz muitas pessoas felizes ao mostrar aqui a paixão que move a maioria dos brasileiros CARROS e a maioria no mundo FUSCA.... obrigado e pode ter certeza que vou guardar com carinho esse post afinal foi um sonho realizado de ter esse simpático carro em minhas mãos após tanto tempo de espera.Obrigado MEU AMIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço, meu caro! Toda espera tem uma recompensa, tenha a certeza. Postar o seu carro é um verdadeiro privilégio por ser um exemplar dotado de tanta personalidade. Grande abraço!

      Excluir
  2. Gosto desse padrão de estofamento com esses losangos e sem dúvida esse Fusca é um sobrevivente com a mecânica 1300 a álcool original, só uma coisa que me chamou a atenção nele é que, apesar de ele ser 1300 a álcool, ele não tem a luz de partida a frio em cima do buraco do rádio característica desse ano de Fusca que todo Fusca 1300 a álcool 1983 tem, acho que isso não era padrão, pois esse é o segundo 1300 a álcool desse ano que vejo que não tem essa luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O botão do injetor que veio no Gol BX à álcool eu vi em vários Fusquinhas, mas acredito que a luz de partida a frio não tenha saído em todos. Nesse e em outros carros da mesma fase eu vi tanto sem como com a luz.

      Excluir
    2. Então... eu também... como eu disse, esse é o segundo que vejo que não tem a luz.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!