Ignição eletrônica no distribuidor original

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Vídeo: Instalação da dupla carburação EPC 34

Definitivamente, todas as vezes que vejo um post desses eu fico encantado com tamanho capricho.
Nesses cinco anos de página eu já fiz alguns posts que tratam sobre dupla carburação. Já trouxe vídeos de instalação da montagem e instalação da dupla carburação Solex 32, já fiz um post sobre o Puma Kit e também sobre os upgrades possíveis em uma dupla Solex 40, do Gol do Paulo Fernando. Mas esse post de hoje traz algo bem exótico, pelo menos aqui no Brasil.
Quando se fala em preparação ou uma melhora da performance de um motor VW ar, uma das primeiras coisas a serem discutidas é a carburação. Claro, a carburação tem um papel essencial no desempenho e funcionamento de um clássico. No entanto, na realidade brasileira nós geralmente vivemos em dois extremos: Ou temos uma dupla Solex (Seja ela 32, 34 ou 40) ou partimos para as fantásticas Weber IDF. Entre esses carburadores existem diversas diferenças no funcionamento, regulagens e instalação. Além disso, o preço de uma Weber é um fator "agravante" no comparativo entre esses carburadores. É claro que o sonho de muitos pode ser uma Weber, mas com certeza uma dupla Solex pode te fazer muito feliz.
No entanto, você já imaginou uma espécie de "mistura" entre esses dois distintos carburadores? 
Pois bem, essa solução é pouco conhecida (pelo menos por aqui), mas ela existe: É a dupla EPC 34 da EMPI. Sim, ela se parece muito com uma Solex, mas tem muitos detalhes que geralmente só são vistos ao se montar uma Weber.
Como vocês podem ver, esse é mais um vídeo da EMPI que mostra a instalação da dupla. Ela se parece demais com as Solex, no entanto, seu acionamento é muito parecido com o das Weber, onde se consegue uma grande precisão visto que existe uma haste central para os dois carburadores e duas varetinhas reguláveis que ligam esta haste ao eixo da borboleta. Numa comparação muito grosseira, é uma dupla Solex 34 (como as do SP2) com os "luxos" de uma carburação EMPI. Algumas peças são bem diferentes, como os diafragmas que são triangulares, diferente dos Solex, que são quadrados.
Além da instalação física, o vídeo também ensina como se equaliza essa dupla. É como todas as outras, como você poderá ver no vídeo. A equalização consiste na regulagem da marcha lenta e da mistura nos carburadores afim de que os dois trabalhem em um perfeito sincronismo, para que o fluxo de ar/combustível nos coletores seja igual e os cilindros sejam alimentados de forma 100% uniforme. Existem várias formas de se equalizar uma dupla, mas isso é assunto para outro post.
Veja e babe por alguns minutos!!

 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem vindo!