sábado, 6 de agosto de 2016

Veja a fabricação de uma manopla de câmbio de madeira

Amigos, ontem eu não apareci por aqui, mas hoje quero compensá-los com um conteúdo maravilhoso.
Quando eu vi o informe desse vídeo ainda lá no YouTube, a primeira coisa que pensei e que acabou sendo confirmada após assistir foi que meu falecido avô paterno amaria assistir um vídeo desses, pois ele adorava trabalhar com madeira e fazia isso com muito capricho. Eu e minha família ficamos com muitas maravilhas feitas por ele na maior simplicidade, mas que tem um valor tão grande que supera o preço de qualquer peça industrializada.
O vídeo que aparece abaixo, no final dessa descrição é do Lenin. Sim, o Lenin Chaveiro, do canal do Youtube que já apareceu aqui outras duas vezes atacou novamente com um vídeo tão bacana quanto seus demais. Dessa vez ele mostra como é feita a fabricação das suas manoplas de câmbio artesanais, que podem ser feitas para qualquer carro. Quando eu vi essas manoplas pela primeira vez ainda foi no canal do Tonella, e já fiquei impressionado quanto a qualidade do produto.
A fabricação se inicia (ainda que não apareça no vídeo) com a fabricação de uma espécie de bucha de alumínio para que a manopla possa encaixar na alavanca do câmbio. Possivelmente é pego um tarugo de alumínio, ele deve ser usinado, faceado, furado e depois é feita a respectiva rosca de modo com que a manopla seja devidamente rosqueada na alavanca.
Após isso, se tem o que aparece no vídeo: Uma parte da madeira "roxinho" é usinada até que suas dimensões sejam as ideais, e após isso começa a se trabalhar na cilindricidade da peça. Neste momento é que a minha atenção se prendeu e eu comecei a ficar vislumbrado com o talento do Lenin.
Se você espera desta etapa da usinagem um torno CNC, um torno copiador (com uma outra manopla como gabarito) ou até mesmo que o Lenin ligue o automático de seu torno para que o formato fique perfeito, você se enganou. O Lenin sabiamente movimenta o carro do torno simultaneamente nos dois eixos para que ela fique totalmente redonda. Para isso exige-se muita prática, visto que as mãos devem trabalhar em um perfeito sincronismo.
Após a usinagem vem o lixamento e polimento como acabamento da peça. O Lenin ainda toma o (necessário) cuidado de centralizar a bucha que é prensada na manopla afim de que esta não fique desalinhada em relação à alavanca quando montada. É muito capricho e o preço da peça é muito acessível.
Esses mais de 10 minutos de vídeo me recordaram um ótimo e recente momento da minha vida, quando cursei Mecânica Industrial e pude fazer algumas "artes" na usinagem.
Eu já disse algumas vezes aqui que o Lenin é muito mito no que faz e reitero minhas palavras.
Assista e admire esse ótimo trabalho:


 

5 comentários:

  1. O pior é que, num primeiro momento você pensa que não vai dar certo, mas ai você vê a coisa pronta e parece que é mágica.

    ResponderExcluir
  2. Sim, aliás, eu pensava que a única pessoa chamada Lenin era o filho da minha prima hehehehehehehe. (mudando de assunto)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!