Ignição eletrônica no distribuidor original

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Entenda o funcionamento do motor e transmissão do Fusca

Quando falamos de assuntos relacionados a automóveis, principalmente quando o foco do papo e manutenção, sempre nos vem a cabeça quando algum componente mecânico é tratado a forma de seu funcionamento. Se esse assunto estiver sendo mostrado por meio de um vídeo, geralmente é mostrada alguma animação em 3D. Porém, ver o funcionamento físico, como será mostrado hoje por aqui, fica muito mais claro e nos dá as devidas e verídicas proporções e impressões do projeto.
Há algum tempo atrás eu me deparei com esse fantástico vídeo que aparece no final desse post por meio do Facebook. Porém, eu só o achei hospedado no Facebook, me impossibilitando de compartilhar com vocês por aqui. Naquela época, eu tentei contatar os produtores do vídeo para ver se achava alguma forma mais fácil de trazer aqui para vocês, mas sem sucesso. Durante esses últimos dias, deparei-me com esse vídeo novamente, agora sendo postado por seu proprietário, o que facilitou o contato e que permitiu que este post seja descrito hoje.
Este vídeo maravilhoso de hoje foi um projeto (Um TCC, para ser mais exato) desenvolvido no SENAI de Bauru no curso de Manutenção Automotiva (que era a minha segunda opção se não tivesse ingressado em um curso superior na mesma área). Esse trabalho foi desenvolvido pelo Carlos (que me cedeu o vídeo para postar aqui, desde já meu muito obrigado), pelo Anderson, pelo Donizete, pelo Lucas, pelo Gilberto e pelo Ronaldo. Esse conjunto foi capaz de nos presentear com essa aula pra lá de didática.
O vídeo abaixo mostra um motor e uma transmissão de Fusca (Ou de qualquer outro VW a ar) "em corte", ou seja: É como se a peça a ser mostrada fosse cortada ao meio de modo que seja mostrada a sua área interna, neste caso, o seu funcionamento. No vídeo aparece o funcionamento da bomba de óleo, da carburação, dos balancins, da caixa de câmbio e diversos outros detalhes.
Esse material é mais uma prova viva de que um curso técnico se bem aproveitado é capaz de formar excelentes profissionais. Eu mesmo fiz um curso técnico na área de Mecânica que me agregou um bom conhecimento também.
Assistam com atenção e entendam de uma forma muito clara todo o funcionamento "interno" de um Fusquinha!


 

3 comentários:

  1. Esse vídeo veio bem a calhar, pois estou lendo o livro "Conheça seu Volkswagen".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro "Conheça seu VW" é fantástico, tenho uma versão digitalizada aqui. Fico feliz em ter ajudado no teu "estudo"...heheh

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!