Ignição eletrônica no distribuidor original

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Dois flashs de São Paulo antigamente

Esse é o típico post que nos permite que nossa imaginação vá muito longe apenas por meio de simples imagens.
De uns tempos pra cá eu comecei a notar que fotos antigas tem aparecido com muito mais frequência na internet. Com a maravilhosa digitalização, muitas fotos que mostram momentos e épocas incríveis de nossa história deixam de ser perdidas pelas ações do tempo. Ultimamente, todas as pessoas que tem álbuns de fotos antigos estão digitalizando tudo para que as imagens fiquem eternamente ao nosso dispor. Eu mesmo preciso fazer isso muito em breve para que o meu passado e de toda a minha família esteja presente no meu futuro, para que meus filhos e netos possam ver como era diferente o mundo que eles não viveram e que, em algumas situações, nem eu mesmo vivi.
Com essa facilidade de digitalização, muitas fotos de lugares que hoje podem nos parecer muito comuns aparecem em fotos antigas de uma maneira um tanto diferente. me baseio por mim mesmo. Aqui em Sorocaba, alguns supermercados tem alguns banners afixados à frente dos caixas, para que possamos ver como era a cidade há algumas décadas atrás. Isso existe praticamente em qualquer lugar, e nos leva a imaginação de buscar entender e conhecer as diferenças do modo de vida daquela época para hoje.
Os dois registros que trago para vocês hoje estão salvos aqui no meu computador faz bastante tempo: Ambos foram tirados na Avenida São João, no Centro de São Paulo. Como eu passei toda a minha infância na cidade e como quase todo Paulistano, passei diversas vezes por ela por estar muito perto dos pontos em que morei no Centro da cidade.
Algo que é muito bacana de se observar nas fotos foi a mudança considerável que houve na frota em um intervalo de aproximadamente dez anos, visto que uma foto foi tirada nos anos 60 e outra na década de 70. Na primeira foto, mais antiga, é possível notar o início do domínio dos Fuscas nas ruas, junto com os DKW, Kombis e outros clássicos hoje em dia bem raros. Já nos anos 70, vê-se uma infinidade de Fuscas e Kombis, junto dos lendários ônibus Mercedes Benz e outros clássicos, como Opalas e Dodges. A foto realmente é dos anos 70 pois tem um Fusca azul diamante no canto direito.
Preparem os babadores e protejam os teclados, pois a viagem no tempo que as imagens proporcionam é enorme!


 

4 comentários:

  1. Uma é no começo da Av. São João, perto de onde hoje é a Galeria do Rock e a outra é mais para o fim da mesma, perto de onde fica o famoso Edifício Andraus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Saudades do tempo em que morei no centro de Sampa, andei muito pela São João e imediações. Morei na Av. Ipiranga por alguns (bons) anos.

      Excluir
  2. Eu trabalhei no Mappin da Av. São João entre 1997/1998 e na época que não tinha refeitório na minha loja, ia jantar no Mappin Praça Ramos (eu trabalhava das 13:40 as 22:00) andei muito por esses lados.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!