domingo, 10 de julho de 2016

Fusca 1500 com Weber Central

Se você chegou ao blog por meio desse post, seja bem vindo, curta a página do Facebook e siga o blog para que você fique ligado toda vez que um post novo aparecer. Todos os dias procuro postar algo de interessante sobre VW a ar por aqui. Com certeza o assunto de hoje pode ser uma ótima opção para você que quer melhorar o desempenho do seu VW a ar sem uma intervenção na parte interna do motor.
Há pouco tempo eu fiz um post que tratava do "Puma Kit", kit de dupla carburação para motores 1300 e 1500 fabricado antigamente pela Puma, e lá eu citei algumas opções de carburação que um motor VW a ar pode aceitar e ter um funcionamento bem bacana. Nas entrelinhas do post eu citei a Weber Central como uma alternativa para você que queria uma carburação simples porém mais apimentada. Pois bem, eis aqui nesse post um resultado muito bacana de uma Weber Central.
Para quem não sabe, a Weber 40 IDF central nada mais é do que um carburador só do kit que compõe a fantástica e desejada por muitos dupla carburação Weber 40. Essa foi (e continua sendo) uma carburação fantástica, dada as inúmeras possibilidades de acertos possíveis e o enorme números de aplicações para vários motores. Apenas a título de exemplo, tomando o Brasil como base, além de Fusquinhas e outros VW a ar, existem muitos Opalas, Mavericks, alguns motores AP e outros carros que já receberam Webers e com seu devido acerto tiveram um ótimo resultado.
O kit da Weber Central é como qualquer kit de carburação simples para o Fusca: O carburador, eventualmente um filtro de ar (acredito que todos os kits tenham), um coletor (diferente do coletor simples original e geralmente dividido em três partes) e as juntas. Eventualmente podem vir alguns acessórios junto que facilitem a sua montagem. Se vocês consultarem a literatura disponibilizada pela própria Weber, vocês verão que eles recomendam algumas giclagens para alguns motores específicos e, indo mais além, motores VW a ar de diversas cilindradas, como o motor 1500, onde essa linda Weber do vídeo está aplicada.
Entretanto, nem tudo são flores e existem algumas observações que devem ser feitas em relação à montagem e aplicação desse belo kit: Como já comentei com vocês e se procurarem no Google vocês verão a diferença, os motores 1300 e 1500 tem seus cabeçotes com entrada de admissão simples, ou seja, uma entrada só, diferente dos 1600 e 1700 que são de entrada dupla. Em todos os (poucos) kits de Weber central que vi por aí, todos os coletores são de entrada dupla, fazendo com que seja necessária uma adaptação para que esse carburador seja aplicável aos 1300 e 1500. Uma alternativa que você tem é "sacrificar" o seu coletor simples o cortando na medida para que a parte que seria central do coletor do kit Weber encaixe nas laterais do seu coletor original. A fixação pode ser feita por abraçadeiras, como no kit original. A vantagem é que utilizando esses "pedaços" do coletor original, existe a possibilidade de utilizar o pré aquecimento do coletor, caso se queira. Outra observação que, ainda que simples é válida de ser comentada é que a entrada de combustível nas Weber 40 se fazem por mangueiras de 7mm de diâmetro, diferentemente das mangueiras utilizadas no Fusca, que são de 5mm, mas nada que não se possa ajustar e ter o perfeito resultado em seu carro.
Quanto à giclagem, deixarei aqui para vocês alguns parâmetros que possam servir como base para o teu carro, possivelmente um componente ou outro poderá variar para que seu carro fique redondo. No exemplar do vídeo, que pertence ao Jean Michel, as canetas (peças que mantém os giclês na posição) são do modelo F11, o giclê de lenta é 60, o giclê principal é o 140, o corretor de ar é 160 e o injetor é o que já veio no kit, possivelmente um 50. O venturi (em virtude de ser um carburador só, ainda que de corpo duplo) é o original, de 28mm. Caso você precise trocá-lo (como geralmente se faz necessário em uma dupla em um motor 1600, por exemplo) você pode mandar fazer em uma oficina de tornearia, por exemplo, onde podem fazer uma peça polida para você que garanta o melhor fluxo de ar possível na medida que seu motor melhor aceita. Além disso, os números entre esse acerto e a recomendação da Weber podem variar em virtude do teor de álcool em nossa gasolina.
A vantagem das Weber é que o ajuste pode ser muito fino. Além disso, o exemplar do vídeo tem o comando de válvulas da Kombi à álcool, o que melhora muito o torque em baixa rotação. Se seu comando original, existe a possibilidade de precisar mudar algum giclê ou outros componentes que sejam responsáveis pela alimentação do motor em um regime "mais leve", ou seja, em baixo giro. Hoje em dia, você pode optar por uma Weber legítima italiana ou uma réplica, como as produzidas pela EMPI.
O vídeo mostra o resultado que pode te agradar (como me agradou), ou não. Boa sorte na regulagem, existem vídeos excelentes do Tonella que tratam dessa questão e esclarecem muito mais do que esse post.
Veja: 

 

5 comentários:

  1. Esse é um sonho que tenho.....#fuscafilmador/youtube

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    1. É um grande prazer tê-lo como visitante da página!

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  2. Parece que até o ronco fica mais agressivo.

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  3. Gosto da central pelo fato da regulagem ser bem mais simples e o carburador fica numa posição muito acessivel. Queria ter uma referencia da diferenca de potencia entre a dupla e a central.O que vale mais a pena em relação a custo e beneficio?

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    1. Olá meu amigo!
      De fato a central dispõe de uma regulagem mais simples, visto que não há a necessidade de equalização como na dupla. A opção mais barata e mais simples de instalar sempre será a central. A diferença de potência, creio eu, pode ser percebida de uma maneira mais clara quando se tem uma diferença de cilindrada, comando de válvulas e assim por diante. Eu, particularmente, gosto da dupla, mas a central já traz um resultado muito bom. Aqui no blog mesmo tem um vídeo mostrando o resultado de uma central montada em um 1600. Grande abraço!

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