terça-feira, 24 de maio de 2016

Vídeo: Fabricação de um emblema de latão para o Fusca

Esse é o tipo de post que dificilmente aparece por aqui. Você já parou para pensar como algum tipo de produto é fabricado? Eu desde pequeno tive esse hábito. Eu sempre perguntava a meu pai como as coisas eram produzidas, que tipo de material era utilizado e essas coisas.
Com o tempo e com o avanço da industrialização, os produtos feitos artesanalmente foram se tornando escassos no mercado. Hoje tudo o que se compra vem de alguma fábrica com uma linha de montagem ininterrupta com produtos muitas vezes exatamente iguais. Mas, e se voltarmos algumas décadas no tempo?
Há muito tempo, poucas coisas eram industrializadas, para se ter um móvel em casa, por exemplo, era necessário um marceneiro para fabricar, se você precisasse de uma roupa, uma costureira (como minha falecida avó materna) se fazia necessária para tirar suas medidas e fazer a confecção, poucas coisas eram compradas prontas, havia acesso a matéria prima e o consumidor final é que construia aquilo que desejava. Com os tempos tudo se tornou mais prático e mudou, e justamente por esse motivo é muito difícil ver algo fabricado artesanalmente hoje em dia.
O vídeo que eu trago hoje para vocês é do chaveiro Lenin. Ele é um verdadeiro artesão que está começando no Youtube, ele faz cópias de chaves (inclusive vende uma maquininha que copia chaves), fabrica peças em madeira como manoplas de câmbio, alavanca de freio e mão e outras coisas, além de confeccionar emblemas em latão como esse que aparece no vídeo.
Este post não é necessariamente uma propaganda, mas o trabalho dele é muito bacana. O principal objetivo do post é mostrar que ainda existem peças feitas artesanalmente, aliás, muito bem feitas. Ao invés de um equipamento CNC, por exemplo, o Lenin faz o corte na raça e o acabamento na lima. Nenhuma linha de montagem conseguirá fazer peças com tanto capricho quanto as mãos de quem realmente sabe e tem amor pelo que faz.
Quando cito "capricho", não falo de acabamento (que no CNC é perfeito), mas sim pelo afinco e amor na construção da peça.
Quem se interessar, é só se inscrever no canal dele.
Veja:

 

Um comentário:

  1. O trabalho dele é nota 10, mas infelizmente hoje são pouquíssimos que fazem isso e provavelmente o dia que ele se for, ele não deixará substituto.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito bem vindo!