Ignição eletrônica no distribuidor original

domingo, 26 de abril de 2015

Fusca 1300 1968 - Adriano Santos

Todo mundo que acompanha o blog ou até mesmo que já me ouviu falando um pouquinho da minha opinião sobre os besouros, sabe que eu sempre levanto a bandeira de que não importa o estilo, ano ou a forma com que você mantém seu Fusca, acima de tudo isso está a intensidade em que ele te faz feliz e, obviamente, a nossa paixão por VW a ar e carros antigos, isso é indiscutível.
Mas hoje mais uma vez eu quero frisar que os Fusquinhas que sempre me agradaram mais foram os de 1970 pra baixo, isso é gosto pessoal. Se for original ou próximo da originalidade, melhor ainda.
Hoje nós temos um carro que dispensa comentários e tem uma descrição um tanto diferente, porém, por trás desse belo clássico que vocês verão no post, tem uma ideia do dono que me chamou a atenção por aliar a praticidade, simplicidade e o melhor de tudo, um custo praticamente zero.
Eu ia mostrar o carro primeiro, mas quero deixar vocês com uma pitadinha de ansiedade até chegar nas fotos....haha
O dono desse besouro, o Adriano Santos, foi quem desenvolveu uma ideia que alguns Fusqueiros já aderiram: A "telinha" no carburador, uma técnica/melhoria que traz inúmeros benefícios ao carro. Esta prática já se encontra em outras páginas (Adriano, obrigado por ceder este material), e agora estará aqui, descrito pelo próprio dono do carro. Veja:


Descrição do Adriano:

"AOS ENGENHEIROS DE PLANTÃO FIZ E DEU CERTO NÃO QUERO ME PROMOVER, EU FIZ NO MEU FUSCA E DEU CERTO, FAZ 16 KM EM VIAGEM, APENAS QUERO REPASSAR A IDÉIA A TODOS AMIGOS..**** A tela pode ser instalada em qualquer carro carburado e até em motocicletas.**** A IDEIA ESTÁ DANDO UMA AUTONOMIA DE 3 A 4 KM A MAIS EM 1 LITRO DE GASOLINA*** Ou seja com um tanque de 40 litros de gasolina pode andar 120 km a mais do que antes....... ****SEGUE ABAIXO O PASSO A PASSO DA IDEIA.*****... Faz o seguinte recorta a tela no formato da junta, bota a junta por baixo, a telinha no meio e outra por cima e instala o carburador no seu lugar e pronto é só andar.. . Atenção é uma tela Galvanizada...OU INOX .e não precisa usar nenhum tipo de cola, só coloca a tela e fixa o carburador no seu lugar, não precisa fazer nenhum tipo de regulagem .Quem quiser fazer a ideia sinta-se a vontade, ninguém é forçado a nada, mas apenas quero repassar minha ideia aos amigos, sei que parece piada mas garanto que não é, precisa fazer para ter a certeza que funciona. Eu fiz e funcionou... Espero que gostem da ideia, é simples mas funciona, tá todo mundo me perguntando como que funciona o negócio, é bem simples, quando a gasolina passa pela tela ela é vaporizada ao mesmo tempo que o ar passa pela tela ele é muito mais forçado dando uma mistura bem melhor, pois sem a tela a gasolina é injetada direta em forma de jato ou seja em estado *líquido* no coletor, e volto a dizer a tela faz o serviço de vaporizar a gasolina e ao mesmo tempo fazendo uma entrada de ar forçada dando maior velocidade no mesmo.... além de dar economia está dando um ganho extra no motorzinho,ou seja notei que a retomada está mais rápida e aceleração mais estável.... Resumidamente de acordo com o texto, funciona como uma "placa restritiva", atomizadora de combustível e placa anti-reversão. Lembra muito o funcionamento do arrasto dinâmico no venturi... Falando agora dentro da física, imagine uma gota de água batendo em uma grade com espaços minúsculos, essa gota vai se dividir em minúsculas gotículas de água, lembrando bastante quando está garoando num dia nublado, gotas de água tão pequenas que quase não é possível vê-las... é o que acontece com essa tela... quanto melhor a atomização/mistura do combustível com o ar, melhor será a combustão, criando assim um turbilhão dentro da admissão... Abração a todos amigos"

Indiscutivelmente, é uma ideia que vale a pena colocar em prática.
Mas, vamos mostrar o carro. Esse Fusca 1968, com motor 1300 e cor verde caribe (um dos tons mais bonitos que a VW já teve...infelizmente hoje é só preto, prata e branco) já pertence ao Adriano a 4 anos, e a esses 4 anos ele recebe propostas de compra. Para evitar de um dia ele ficar tentado com alguma delas, ele resolveu colocar o carro no nome da esposa, assim o carro só sairia da mão dele com a assinatura da mulher...(risos)
Ele utiliza esse carro geralmente para ir a encontros de gente que não é meio certa da cabeça, que vive juntando diversos carros antigos, ops, digo, encontros de carros antigos. Adriano, com certeza a gente (eu e quem acessa) entende a sua paixão por VW a ar e convive com a mesma doença benéfica ao psicológico....hehe
Esse carro conta com diversos acessórios de época, inclusive a belíssima persiana no vidro traseiro (eu particularmente gosto muito), além de diversos outros, que vocês verão nas fotos. É um carro, que mesmo através de fotos, mostra a sua integridade e a capacidade de não deixar de ser admirado e elogiado por quem gosta e até por quem não gosta.
Bem, chega de falar, vamos as fotos!
Preparem os babadores e protejam os teclados, pois tem carro bonito chegando!!












Quero agradecer ao Adriano por ceder as fotos desse clássico pra gente!

Quer ver seu carro aqui no blog? Me mande um e-mail.


4 comentários:

  1. Ola! Estou em fase de testes com essa tecnica...comprei a peneira, um tanto mais fina q a da foto, mas nao senti nenhuma diferenca no consumo. Usei uma peneira de oleo, galvanizada...recortei e fiz o sanduiche de juntas...ja abasteci o carro duas vezes e o consumo nao passou dos 8,5km/l, misto de cidade e estrada. Na cidade só, o consumo ainda e maior. Ja troquei bomba de combustivel, mangueiras, gicleurs medida padrao, filtro, platinado, condensador, velas, cabos, regulei o ponto, valvulas e a mistura. O carro esta fantastico, silencioso e muito macio, mas beberrao...sera que fiz alguma coisa errada? Gostaria muito de uma ajuda...nao consigo entrar em contato com o Adriano, pois nao tenho facebook...agradeco a atencao e deixo meus canais de comunicacao abertos a quem possa ajudar: email : chdisco@hotmail.com e instagram - carlonemagalhaes. Muito obrigado mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse Fusca está inteiraço, inclusive um dos poucos que ainda não foi atingido pela febre da tapeçaria branca que eu, particularmente, acho horrível se não for original do Fusca, já no que diz respeito a essa telinha, isso é um divisor de opiniões, uns apoiam, outros dizem que é balela, eu sou da seguinte opinião: se resolvesse algo, a VW tinha usado nos Fuscas na época, mas enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca vi a tal telinha sendo usada..é um tema super polêmico.

      Excluir

Seu comentário é muito bem vindo!